Ação 1 – Videoconferência:
A videoconferência do dia 11 de novembro de 2016, que teve como objetivo contribuir com o processo de sensibilização e mobilização acerca do tema “Sustentabilidade”, ampliando o repertório teórico-metodológico dos educadores da rede estadual de ensino, motivou a Diretoria de Ensino de São Carlos a propiciar aos seus educadores, vice-diretores do Programa Escola da Família, a vivência da proposta de ação: Sustentabilidade – “Caminhar, Pensar e Criar”.
Mais que experimentar, a ação impulsionou a conexão entre o “eu” e o meio e, em se tratando de sustentabilidade, essa conexão é fundamental para possibilitar intervenções positivas no espaço de vivência.
Ação 2 – Caminhada e Apreciação:
O Caminhar, mais que uma atividade física, propicia o “Pensar e Criar” no bem estar social, ambiental e emocional.
Nesse percurso, puderam escolher o caminho a ser seguido.
Uns fizeram a opção pelo construído. Outros, percorreram margeando o bosque.
Através de uma caminhada até ao Bosque Santa Marta, São Carlos/SP, onde durante a apreciação do trabalho da ONG Veredas na reconstrução do local, puderam sentir o ar da manhã em um ambiente diferente aos dos muros da escola, ouvir os sons oferecidos pela mãe natureza e aproveitar o momento de profunda sensibilidade para capturar a emoção do instante.
Para eternizar o momento, fez-se o uso do registro fotográfico como forma de comunicação, deixando inúmeras possibilidades de interpretações, mesmo sendo sobre um instante congelado e guardado para todo o sempre.
Depoimentos:
Sueli Ap. Biason – ” A Paineira rosa lembrou-me da infância. Na casa em que eu morava haviam duas paineiras, e quando os frutos abriam, as painas serviam para fazer travesseiros e edredons pela minha mãe. Eu a ajudava a tirar as sementinhas daquela massa branca que parecia algodão.
Ilidio Ferreira das Neves– As fotos apresentam paisagem natural, com modificações feitas pelo homem e pelos animais.
Ilza Mara dos Santos Rodrigues –
Semente brotando- quando vi pensei em renovação, o início de uma vida!
Gisleine Cristina Cerrão
A renovação da vida em detalhes da natureza.
Maria José Carvalho – “Fui convidada a fazer parte de uma caminhada e estava esperando encontrar vários tipos de árvores. Qual foi minha surpresa ao encontrar um pé de jaca com muitos frutos. Fotografei, pois este me fez voltar ao tempo de criança: no quintal de minha infância havia vários pés, onde eu e meus irmãos nos deliciávamos com essa fruta, além de subirmos nas jaqueiras para brincar”.
Laércio Generoso
Pela beleza e simplicidade de seus aspectos físicos.
Raphael Cyrillo Ruiz Sanches – Literalmente “renascendo das cinzas”. De um toco queimado, judiado e aparentemente sem vida, nascem brotos que sugerem uma renovação e início de um novo ciclo, contrariando quem achava que aquele toco era o fim da árvore que um dia crescera ali.
Ana Paula Ziegler de Andrade –
Essa foto me lembrou do Rio, minha cidade a qual amo muito.
La tem pés de jacas na rua, em pleno centro da cidade.
Vilma José de Lima – “Esta imagem veio ao meu encontro na caminhada no bosque. De repente estou eu na frente desta maravilhosa árvore. Parei e fiquei observando por um tempo. Olhei muito e percebi o quanto somos pequenos diante da natureza. Não somos capazes de respeitar aquilo que nos oferece de graça. Pelo contrário a destruição é constante. Mas hoje, também, constatei que tem pessoas que lutam e preservam. Isto lembrou muito minha infância, pois meu pai caminhava conosco na roça e, da maneira dele, definia cada pedacinho da natureza. Esta foto lembrou o quanto meu pai era grande em sabedoria. Grande parte do que sou hoje, aprendi com ele na natureza”.
Maria Teresa Redondo – Como professora de Geografia, percebi que a vegetação do local onde estivemos é um tipo de “CERRADÃO”.
A jaqueira, linda por sinal, me chamou atenção por não fazer parte do contexto. Ficou claro que o local está sendo “reflorestado” e a vegetação perdendo as características originais, uma pena!
Alessandra Gasparino Lucatelli – Selecionei estas imagens para mostrar que mesmo em um ambiente amplo como o bosque que visitamos, existem pequenos seres participando de sua história.
Ação 3 – Exposição:
No dia 02 de dezembro de 2016, a Diretoria de Ensino – Região São Carlos realizou a exposição dos registros fotográficos “Caminhar, Pensar e Criar”, com objetivo de estimular sentimentos positivos associados ao meio ambiente. Além de divulgar a prática, a exposição procurou, de igual modo, promovê-la e dinamizá-la através das emoções, desencadeando a motivação para execução da proposta da ação para o ano de 2017 com a comunidade escolar.
Pelo fato dos vice-diretores não saberem da exposição, a surpresa e emoção tomaram conta da manhã. Muitos relataram que há tempos não viam suas produções expostas, havendo o diálogo entre sua própria produção e a do colega. O interesse entre os pares fortaleceu a vivência, ficando evidente o prazer em poder apresentar o motivo pelo qual fez o registro.
Agradecimentos
À Diretoria de Ensino Região São Carlos:
Agradecemos o apoio da Dirigente Regional de Ensino, Profª. Débora Gonzalez Costa Blanco; ao Supervisor Edvaldo Valério; à equipe do Núcleo Pedagógico em especial ao PCNP de Arte, Paulo Cesar Lazzarini e aos profissionais da Escola da Família da Diretoria de Ensino – Região São Carlos.
Aos profissionais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo:
Ana Maria Stuginski – Operacionalização – PEF/FDE;
Devanil Tozzi – Departamento de Educação e Cultura – FDE
Sérgio Luiz Damiati – Equipe Técnica de Geografia CGEB/CEFAF
Andreia Cardoso – Equipe Técnica de Geografia CGEB/CEFAF
Published: Nov 28, 2016
Latest Revision: Dec 12, 2016
Ourboox Unique Identifier: OB-201512
Copyright © 2016